Abraccine lança livro no Festival de Annecy em parceria com ABCA e Canal Brasil.

Considerada a mais importante premiação dedicada à animação no mundo, o Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, que acontecerá de 11 a 16 de junho, será palco do lançamento do livro “Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais”.

mockup_100MA

Produzido pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), Canal Brasil e Editora Letramento, o livro integra as homenagens de Annecy à animação brasileira, que acabou de completar 100 anos.

“Com a responsabilidade de ser a casa do cinema brasileiro na televisão por assinatura, o Canal Brasil se orgulha de mais uma vez poder reeditar a fraterna parceria com a Abraccine na produção deste livro, onde os nossos mais representativos críticos de cinema reconhecem e comentam as 100 maiores animações já produzidas no país”, afirmou Paulo Mendonça, diretor geral do Canal Brasil.

Com a parceria da Klaxon e patrocínio do Ministério da Cultura, através do edital nº 11 da Ancine, FSA e BRDE, a publicação tem formato de luxo, fartamente ilustrado e cerca de 400 páginas.

O lançamento acontecerá no dia 11 de junho, às 16h30, na Square des Martyrs de La Déportation do Bonlieu, com a presença de autores e realizadores. O volume poderá ser adquirido na livraria Bd Fugue Café Annecy, na sede de festival.

“Pela primeira vez, a ABCA e a Abraccine elaboraram um conjunto de textos primorosos sobre uma seleção de 100 obras de animação brasileira de destaque nos 100 anos da cinematografia animada. Como resultado, temos uma publicação histórica que marca com louvor esta data comemorativa. Para tanto, o melhor lugar para seu lançamento não poderia ser outro do que o maior palco da animação mundial, o Festival de Annecy,” explica Cândida Luz Liberato, presidente da ABCA.

Baseado num ranking de filmes divulgado no final do ano, o livro reúne textos de filmes importantes na trajetória da animação do país, escritos por 103 críticos, pesquisadores e professores de cinema.

Também conta com 20 artigos históricos que registram os principais movimentos e personagens da centenária história, iniciada com o curta-metragem “O Kaiser”, dirigido por Seth e lançado em fevereiro de 1917.

Organizado por Gabriel Carneiro e Paulo Henrique Silva, o volume é voltado para estudiosos e alunos de animação, além de interessados em conhecer o desenvolvimento da técnica no Brasil, ainda pouco abordado na literatura.

“Além de aproximar a crítica da animação, estamos preenchendo com este livro uma lacuna histórica, em que várias animações importantes estão ganhando o seu primeiro texto crítico”, observa Paulo Henrique Silva, também presidente da Abraccine.

O lançamento faz parte de uma grande programação dedicada à animação do Brasil em Annecy, que terá ainda mostras especiais, palestras, painéis e exposição, além da seleção oficial de oito obras entre curtas-metragens, séries de TV, filmes publicitários e um longa.

ERRATA

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s