Domingos Oliveira: jovem para sempre

BR-716_foto-2

Susana Schild *

Elas e eles  se amam, se entendem,  se desentendem, brigam, surtam, dançam, cantam e bebem – bebem muito, aliás. Eles vivem cheios de sonhos – reais ou irreais – os meses que antecedem o  golpe de 1964 em um amplo apartamento de Copacabana que o jovem Felipe divide com amigos e amores.  Endereço: Rua Barata Ribeiro 716. Ou simplesmente BR 716,  filme delicioso assinado por um jovem diretor  à beira dos 80 anos.

E é  com alma de principiante e liberdade autoral anos 60, cultuada por ícones da nouvelle vague como Godard, que  Domingos Oliveira abre o baú das memórias e as coloca na tela como se acontecem hoje. Como se o passado estivesse presente, sonho e realidade se misturassem, romances bem e mal sucedidos  tivessem um final bem parecido: a transformação em finíssima dramaturga.  A nostalgia vem na dose certa. Ingredientes: espontaneidade, inteligência, diálogos inspirados  e paixão – pela arte,  pelas musas do momento, pelos amigos. Na forma e no espírito, um retorno às origens de Todas as mulheres do mundo (50 anos em 2017!), marco  de frescor para contrabalançar a  sisudez do cinema novo.

Caio Blat, alter-ego explícito do criador, com direito à charmosa fala tatitibitate, é um anfitrião impecável  tanto do personagem que incorpora como dos convidados que recebe.  Uma câmera solta e leve comandada por Luca Pougy e Felipe Roque  registra em um preto e branco matizado e enquadramentos requintados uma festa com data para terminar. A integração do elenco reforça a fama do diretor também neste quesito, com brilho extra conferido por Glauce Guima, Sophie Charlotte e Livia Bueno.

A trilha musical é um deleite à parte, de Quando calienta el sol ao concerto para violino de Beethoven.  Com quatro prêmios no último festival de Gramado, entre eles filme e diretor, BR 716 é  simplesmente  imperdível.

* Crítica publicada em O Globo em 17 novembro 2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s