A Associação Brasileira de Críticos de Cinema, Abraccine, acaba de anunciar nesta quarta-feira (31/12) os ganhadores de seu quarto prêmio anual, relativo aos Melhores Filmes de 2014.
Concorreram todos os 379 longas metragens, brasileiros e estrangeiros, lançados em circuito comercial no Brasil de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2014.
Os vencedores foram:
· “O Lobo Atrás da Porta”, de Fernando Coimbra, ganhou na categoria melhor Longa Brasileiro.
· Como melhor Longa Estrangeiro foi escolhido “Boyhood: Da Infância à Juventude”, de Richard Linklater, produção dos EUA.
· “La Llamada”, de Gustavo Vinagre, foi escolhido o Melhor Curta Metragem (nesta categoria, concorrem apenas curtas brasileiros).
A eleição da Abraccine é muito mais que apenas uma contagem de votos de seus associados: realizada em dois turnos, ela é precedida de um amplo debate, via internet, onde todos os seus membros, de todo o Brasil, têm a oportunidade de defender suas preferências e pontos de vista críticos.
Fundada em julho de 2011, a Abraccine tem hoje cerca de uma centena de associados em 15 estados brasileiros. Sua missão é promover formas de pensamento crítico, reflexão e debate sobre o Cinema.