Melhores do Ano: Boyhood – Da Infância à Juventude

boyhood

Por Luciano Ramos (SP)

Em dezembro de 1895, os irmãos Lumière – pesquisadores franceses da cidade de Lyon – apresentaram ao mundo a sua invenção: o cinema. Eles exibiram uma cena de 40 segundos com um trem chegando à estação. Ou seja, o primeiro filme da história registrava um deslocamento real no espaço. Por sua vez, a passagem do tempo no cinema continuou dependendo de símbolos – como, por exemplo, os letreiros dizendo “um ano depois”, ou “no dia seguinte” – ou da elaboração de ícones, como a maquiagem usada para “envelhecer” os personagens, ou do photoshop para rejuvenescê-los.

No entanto, o filme Boyhood – Da Infância à Juventude trabalha com o movimento real do tempo, porque focaliza um casal e seus filhos que vão amadurecendo, sem maquiagem, diante das câmaras, dos 6 aos 18 anos de idade. A filmagem, portanto, durou exatamente 12 anos, e sempre com o mesmo elenco central: Patricia Arquette, Ethan Hawke e os jovens Ellar Coltrane e Lorelei Linklater, aliás, a filha do próprio diretor Richard Linklater. Uma das marcas desse cineasta era contar histórias com duração de apenas 24 horas, em filmes como Boyhood – Da Infância à Juventude (2013). E agora, nesta experiência premiada com o Urso de Prata no Festival de Berlim, ele amplia o recorte para 12 anos.

O mais importante da obra, porém, é a emoção, o humor e o senso crítico que Linklater imprime a esse retrato hiper, ultrarrealista da classe media norte americana. Uma série de momentos primariamente banais que, por meio da colagem, se tornam pura poesia. Falo dessa beleza em estado bruto que os poetas japoneses buscavam desde o século XVII e que o filme Boyhood captura, ao trocar a ação dramática, que os filósofos gregos estudavam desde o século IV antes de Cristo, pela singela e simples exposição da vida como ela é.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s