Prêmio Abraccine na 27ª Mostra de Tiradentes

Pela primeira vez, a Mostra de Cinema de Tiradentes contou com um júri especial formado pela Abraccine, que avaliou os filmes selecionados para a Mostra Autorias. A 27ª edição do festival aconteceu de 19 a 27 de janeiro de 2024.

Nosso júri foi composto pelos críticos Francisco Carbone, Rafael Carvalho e Viviane Pistache (convidada), que concederam o Prêmio da Abraccine ao longa-metragem “Estranho Caminho”, de Guto Parente (CE).

“Estranho Caminho” – Divulgação

Leia a justificativa do júri:

Pela maturidade de uma direção que prima ao experimentar na intersecção de subgêneros e propostas estéticas. Pela tradução de um repertório robusto, atento a cenas e corporalidades contemporâneas que evidenciam a busca pelo afeto, pela reconstrução dos laços familiares diante do terror social e da possibilidade iminente do desaparecimento. Pela conciliação entre intuição, arquitetura e narrativa, desembocando na urgência política de se pensar a reconexão com os nossos e com o próximo em um mundo em pedaços, o Prêmio da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) vai para o filme “Estranho Caminho”, de Guto Parente.

Mais sobre o filme:

O drama fantástico que acompanha a trajetória de David, um jovem cineasta que, ao visitar sua cidade natal, Fortaleza, é surpreendido pelo rápido avanço da pandemia de Covid-19 e se vê obrigado a procurar o pai, Geraldo, um sujeito peculiar com quem não fala ou tem notícias há mais de dez anos. Após o reencontro dos dois, coisas estranhas começam a acontecer.

Direção e roteiro: Guto Parente

Elenco: Lucas Limeira, Carlos Francisco, Tarzia Firmino, Rita Cabaço, Renan Capivara, Ana Marlene, Fab Nardy, Noá Bonoba, Jennifer Joingley, Déo Cardoso, Larissa Goés, Mumutante, Solon Ribeiro, David Santos, Pedro Breculê, Gabriel de Sousa

Júri Abraccine: Francisco Carbone, Viviane Pistache e Rafael Carvalho (Foto: Renato Silveira/Abraccine)

Deixe um comentário