Com o intuito de ajudar quem deseja se filiar à Abraccine, nós preparamos esta série de perguntas & respostas para sanar as dúvidas mais frequentes que recebemos a respeito do processo de filiação. Caso você tenha alguma questão não respondida abaixo, escreva um e-mail para abraccine.comunicao@gmail.com.
– Quando e como eu posso me associar à Abraccine?
A janela de novas filiações é aberta periodicamente, conforme determinação da diretoria. Não há um prazo fixo para a abertura, mas, idealmente, deve haver pelo menos uma janela por ano. O pedido de filiação é feito mediante preenchimento de formulário disponibilizado no site da Abraccine durante o período de inscrições.
– Quais são os pré-requisitos para eu me associar à Abraccine?
Conforme o artigo terceiro do estatuto da Abraccine, poderão ser associados: críticos de cinema que exerçam suas funções há pelo menos quatro anos em rádio, TV, internet, revistas, livros e/ou jornais; jornalistas especializados em cultura que produzam reflexão sobre obras cinematográficas e audiovisuais.
No pedido de filiação, a/o candidata/candidato precisa enviar o currículo profissional e comprovar o exercício regular da crítica.
– Como eu comprovo meu tempo de produção crítica?
A comprovação é feita no formulário do pedido de filiação por meio do envio de links funcionais ou documentos em PDF de textos e/ou conteúdos em áudio ou vídeo produzidos e publicados há pelo menos quatro anos. O material enviado precisa indicar a data de publicação. O período de quatro anos é contado a partir da abertura da presente janela de filiação – ou seja, se a inscrição é feita em janeiro de 2024, a/o candidata/candidato deve comprovar atuação regular na crítica pelo menos desde janeiro de 2020.
– Eu preciso pagar para me associar à Abraccine?
A inscrição é gratuita. Se o seu pedido de filiação for aprovado, você deverá pagar a primeira anuidade para ter a associação confirmada. O valor da primeira anuidade é de R$ 120.
– Eu posso me associar à Abraccine mesmo sem possuir vínculo com um veículo de imprensa?
Sim. Se você não está trabalhando atualmente em um jornal, revista, emissora ou outro veículo, isso não é um fator impeditivo para você se filiar à Abraccine. Se você possui um blog ou site pessoal, um canal no YouTube ou um podcast, a sua inscrição também é bem-vinda. No entanto, lembre-se: é necessário comprovar o exercício regular da crítica há pelo menos quatro anos.
– Como é feita a avaliação dos pedidos de filiação?
Os pedidos são avaliados por uma banca formada por membros da diretoria da Abraccine e do conselho fiscal. A metodologia utilizada é a análise individual do currículo e da produção crítica dos candidatos, levando em conta os critérios listados no formulário de inscrição. Por fim, a banca faz uma deliberação coletiva para votar e decidir sobre a aprovação dos candidatos.
– Preciso preencher todos os critérios de avaliação para ser aprovada/aprovado?
Não. Porém, são itens de caráter eliminátório: falta de clareza e objetividade no preenchimento do formulário de inscrição; não comprovar o tempo mínimo exigido de produção crítica; não comprovar o exercício regular da crítica; enviar links que não estejam funcionando no momento da avaliação.
– Quantos candidatos são aprovados por janela?
Não há um número pré-determinado ou fixo de vagas. A quantidade de candidatos aprovados pode variar de acordo com o número de inscritos e de quantos cumprem os critérios de avaliação. No entanto, cabe à diretoria avaliar o perfil do atual quadro de associados para decidir se haverá um limite de entradas.
– De quais atividades eu posso participar se eu me associar à Abraccine?
São várias atividades: você poderá participar dos júris da crítica organizados pela Abraccine em festivais; votar no Prêmio Abraccine de melhores filmes do ano; participar de cursos ofertados pela associação; escrever ensaios para publicações como os livros da coleção “100 filmes essenciais”; entre outras.