De onde vêm os filmes?

casino-theater-interior-1900

Levantamento inédito e exclusivo realizado especialmente para a Abraccine inaugura nova seção do nosso site, dedicada ao Mercado Exibidor

Celso Sabadin*

A partir daquele famoso livrinho “De onde vêm os Bebês”, que há gerações vem ajudando papais e mamães e falar sobre sexo e procriação com seus filhos pequenos, certo dia me perguntei: “De onde vêm os filmes”?  Claro, eles vêm dos estúdios, mas de quais países, de quais fontes, inspirados por quê ou por quem?

Foi com esta simples perguntazinha (e mesmo porque eu já sabia de onde vêm os bebês: da maternidade), que iniciei em 2016 um levantamento no sentido de tentar determinar as origens e as procedências dos filmes que vemos no cinema. Clique aqui para acessar o estudo.

Como critério, utilizei o mesmo da Abraccine – que considera como “lançamento” todo e qualquer longa metragem que chega ao circuito comercial exibidor brasileiro e permanece em cartaz pelo período mínimo de pelo menos uma sessão por dia, durante uma semana. Excluem-se aqui os filmes exibidos em festivais e mostras especiais. A fonte de informação para a determinação do país ou países produtores de cada filme foi o portal internacional IMDB, tido como de grande confiabilidade no setor.

* Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema; edita o site Planeta Tela.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s