Abraccine elege nova diretoria

Em Assembleia realizada nesta segunda-feira (21/08), sediada pelo 45º Festival de Cinema de Gramado, a Associação Brasileira de Críticos de Cinema elegeu sua nova diretoria para o biênio 2018/2019.

Em pé: Celso Sabadin, Ismaelino Pinto, Pablo Villaça, Roberto Cunha, Paulo Henrique Silva, Carlos Helí de Almeida, Marcos Santuário, Robledo Milani, Enéas de Souza, Luiz Zanin e Roger Lerina. Sentadas: Adriana Androvandi, Ivonete Pinto, Suyene Correia, Elaine Guerini, Maria do Rosário Caetano e Mônica Kanitz.

45º Festival de Cinema de Gramado 2017 – 20/08/2017 – Reunião de críticos para a escolha da nova direção da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). – Diego Vara / Pressphoto

Com a reeleição do presidente Paulo Henrique Silva e a renovação de metade dos membros, a Abraccine confirma sua diretoria para os próximos dois anos, sendo a primeira vez em que há paridade de gênero, com três homens e três mulheres à frente da entidade.

O presidente reeleito promete manter o ritmo de trabalho de sua primeira gestão. “Daremos continuidade aos principais projetos da Abraccine, boa parte deles iniciados na gestão anterior, como a publicação de livros e realização de mostras e seminários. Acredito que, nesses dois anos, contribuímos para a abertura de novos espaços para a reflexão crítica, uma atividade que vem se transformando drasticamente devido aos novos modelos de jornalismo.”

45º Festival de Cinema de Gramado 2017 - 21/08/2017 - Reunião de críticos para a escolha da nova direção da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). - Diego Vara / Pressphoto

45º Festival de Cinema de Gramado 2017 – 21/08/2017 – Reunião de críticos para a escolha da nova direção da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). – Diego Vara / Pressphoto

Uma importante ação iniciada na gestão anterior de Silva foi a entrada da entidade na linha editorial, lançando livros que contribuem para o pensamento crítico, resgate e análise cinematográfica. “O livro ‘100 Melhores Filmes Brasileiros’, lançado em 2016, foi muito bem recebido, o que nos levou, em parceria com o Canal Brasil, a repetir a experiência com outros formatos”, lembra. O presidente ainda anuncia que “O próximo será dedicado aos documentários, com lançamento previsto para outubro. Com o importante apoio da Associação Brasileira de Cinema de Animação, vamos lançar em 2018 um livro com as melhores animações do país”.

Além das coletâneas de melhores, a entidade lançou ainda uma linha sobre pensadores do cinema, começando por Jean-Claude Bernardet, com o livro “Bernardet 80: Impacto e Influência no Cinema Brasileiro”, em abril deste ano. Outro livro sobre mulheres cineastas também já está em fase de finalização.

Paulo Henrique Silva reforça também os planos de manter sessões de cinemas e participações da entidade nos principais festivais do país. “A Sessão Abraccine será mantida, reforçando a importância do debate em torno dos filmes exibidos, já que muitos deles entram em cartaz sem o devido espaço para a reflexão que proporcionam”, comenta. “A parceria com os festivais brasileiros é outro ponto importante, estampado não só na realização de júris da crítica como também na promoção de debates e mostras especiais”, finaliza.

Diretoria para o biênio 2018/2019

Presidente – Paulo Henrique Silva (MG)
Vice-presidente – Orlando Margarido (SP)
Secretária-geral – Luiza Lusvarghi (SP)
Primeira secretária – Amanda Aouad (BA)
Primeiro tesoureiro – Daniel Feix (RS)
Segundo tesoureiro – Ivonete Pinto (RS)

Conselho fiscal:
Adolfo Gomes (BA), Guilherme Lobão (DF), Sérgio Rizzo (SP) – titulares
André Miranda (RJ), Mônica Kanitz (RS), Regina Behar (PB) – suplentes

 

* Na foto:
Em pé: Celso Sabadin, Ismaelino Pinto, Pablo Villaça, Roberto Cunha, Paulo Henrique Silva, Carlos Helí de Almeida, Marcos Santuário, Robledo Milani, Enéas de Souza, Luiz Zanin e Roger Lerina.

Sentadas: Adriana Androvandi, Ivonete Pinto, Suyene Correia, Elaine Guerini, Maria do Rosário Caetano e Mônica Kanitz.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s