
45º Festival de Cinema de Gramado 2017 – 26/08/2017 – Equipe e elenco de “As Duas Irenes”, melhor filme pelo Júri da Crítica. Cleiton Thiele / Pressphoto
De 17 a 26 de agosto foi realizado o 45º Festival de Gramado, no Rio Grande do Sul. O júri da crítica organizado pela Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (Accirs) com apoio da Abraccine, foi formado por Cristiano Aquino (RS), Danilo Fantinel (RS), Cecília Barroso (DF), Suyene Correia Santos (SE) e Juan Pablo Cinelli (argentino) e elegeu os longas “As duas Irenes” e “Pinamar” e o curta “O quebra-cabeça de Sara”, como os melhores do festival.
As justificativas:
Longa brasileiro:
“A construção de uma identidade em detalhes visuais e com tempo narrativo muito próprio oferece uma história envolvente e complexa que une duas personalidades distintas”
Longa estrangeiro:
“Por la sensibilidad luminosa com que acompana a sus personajes, por la amorosa paciência con que aborda sus conflictos aprovechando todos los recursos que el lenguaje de cine pone a su disposición”.
Melhor curta:
“não dar rosto ao preconceito em um momento em que a intolerância aflora na sociedade, demonstrando que todos nós estamos sujeitos a esse preconceito, e que podemos superá-lo de todas as formas”.

Da esquerda para a a direita: Danilo FAntinel, Suyene Correia, Cristiano Aquino, Cecilia Barroso e Juan Pablo Cinelli! Crédito: Cleiton Thiele.
Júri da Crítica no 45º Festival de Cinema de Gramado