Abraccine premia Xirê e Cavalo Dinheiro, no 19o Cine-PE

juricinepe

Da esq. para dir: Ismaelino, Luiz e Fernando.                       Foto: Rô Caetano

A Abraccine particiou da 19a edição do Cine-PE, com um júri composto por Luiz Joaquim (PE), Ismaelino Pinto (PA) e Fernando Weller (pesquisador da UFPE, convidado pela associação a compor o grupo). Foram premiados o português Cavalo Dinheiro, o curta pernambucano Xirê, e uma menção honrosa ao curta pernambucano O Poeta Americano. Abaixo, as justificativas:

 

MENÇÃO HONROSA

Ao conseguir reunir e ressaltar a necessidade da importância entre a cultural imaterial e o patrimônio histórico, apoiado pela poesia da palavra e pela poesia da imagem, e num momento em que o Recife e a luta pela sua memória ocupam a ordem do dia, o júri da Abraccine decidiu contemplar com Menção Honrosa o filme O POETA AMERICANO, de Lírio Ferreira no 19ª Cine-PE: Festival do Audiovisual.

MELHOR CURTA-METRAGEM

Em sua forma sutil de registrar a fusão entre o homem e a natureza para contextualizar a fusão entre o espírito e o corpo, tomando a coreografia como forte elemento nessa dinâmica, o júri da Abraccine elege XIRÊ, de Marcelo Pinheiro, o melhor curta-metragem do 19ª Cine-PE: Festival do Audiovisual.

MELHOR LONGA-METRAGEM

Pela capacidade de sintetizar nas dores, medos e delírios de um enfermo o seu sofrimento pessoal e o de todo um povo oprimido, usando a imagem em absoluto controle na sua forma e tempo, o júri da Abraccine elege CAVALO DINHEIRO, de Pedro Costa, o melhor longa-metragem do 19ª Cine-PE: Festival do Audiovisual.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s