De 18 a 24 de junho foi realizado em Fortaleza o 25º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema. O júri da crítica organizado pela Abraccine, formado por Paulo Portugal, Bruno Carmelo, Daniel Herculano, Neusa Barbosa e Orlando Margarido (presidente) e elegeu o curta “Quintal”, de André Novais Oliveira (foto), e o longa “O Clube”, de Pablo Larraín, os melhores do festival. Além disso, foi concedido menção honrosa para o longa espanhol “Crumbs”, de Miguel Llansó.
Confira as justificativas:
“Pela criatividade com que mescla gêneros ao mesmo tempo em que aponta para questões contemporâneas da sociedade brasileira a partir de um núcleo pessoal, o prêmio Abraccine de melhor curta-metragem vai para “Quintal”, de André Novaes Oliveira”
“Pela narrativa rigorosa com que reflete questões complexas de uma determinada personalidade humana e social, construindo com habilidade um conflito plural de maneira sólida e contribuição soberba do elenco, o prêmio Abraccine de melhor longa-metragem vai para “O Clube”, de Pablo Larrain.
“Capaz de dar conta com frescor e humor sem perder de vista um contexto crítico, em registro simultâneo de ficção científica e fábula, o júri Abraccine concede menção honrosa. ao filme “Crumbs”, de Miguel Llansó.