Nota da CLAIM sobre a Cinemateca Brasileira

A Abraccine engaja-se na luta pela manutenção e valorização da Cinemateca Brasileira. Diante da mais recente ameaça, a de fechamento desta que é a principal instituição de preservação do cinema brasileiro, divulgamos este importante documento de apoio lançado pela Coordenadoria Latino-americana de Arquivos de Imagens em Movimento (CLAIM). A Abraccine também assina esta petição, que pode ser subscrita por todos aqueles que se preocupam com o destino da Cinemateca Brasileira: Petição em favor da Cinemateca Brasileira.

Confira a integra do documento da CLAIM:

MANIFESTO EM SOLIDARIEDADE À CINEMATECA BRASILEIRA

A Coordinadora Latinoamericana de Archivos de Imágenes en Movimiento (CLAIM) manifesta sua preocupação com a crise que a vem atravessando a Cinemateca Brasileira, membro de nossa organização que reúne trinta e cinco instituições e arquivos latino-americanos em sua maioria integrantes da Federação Internacional de Arquivos de Filme (FIAF).

De acordo com as informações vinculadas pela imprensa e de conhecimento mundial no meio das instituições audiovisuais a Cinemateca Brasileira, cuja trajetória é reconhecida internacionalmente, enfrenta uma situação que coloca em risco a sua existência. Em primeiro lugar nos preocupa a estabilidade de trabalho dos profissionais e técnicos que cuidam de uma das maiores coleções fílmicas da América Latina, bem como seu patrimônio documental e bibliográfico entre outros elementos fundamentais salvaguardados dentro dos mais altos padrões técnicos
hoje disponíveis. A Cinemateca Brasileira é uma referência para os arquivos latinoamericanos, um centro de pesquisa e transmissão de conhecimento, tanto por sua produção cultural como por sua missão de preservação e difusão do cinema brasileiro e latino-americano.

Uma instituição que cumpre uma missão ao nível nacional para a salvaguarda e valorização do patrimônio exige um corpo técnico e profissional altamente qualificado que necessita de estabilidade em suas condições de trabalho para poder desenvolver suas tarefas. Da mesma forma, nos parece de vital importância que o Estado brasileiro garanta as condições financeiras de seu funcionamento e gerenciamento adequados tanto dos aspectos técnicos de preservação como os de difusão.

Manifesto

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s