Abraccine promove curso Curadoria para festivais e mostras de cinema com Marcelo Ikeda (Inscrições Encerradas)

A Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) promove mais uma atividade voltada à formação e à diversidade na área da crítica  cinematográfica. Estão abertas as inscrições para o curso “Curadoria para festivais e mostras de cinema”, que acontece online de 23 a 26 de fevereiro. O curso propõe examinar o papel do curador na atualidade, considerando seu ofício muito além da simples seleção e programação de filmes, mas examinando os impactos de sua atuação ao sugerir outras pautas e campos de debate, ampliando a percepção do circuito cinematográfico para além da formação dos cânones. Assim, os festivais de cinema tornam-se um lugar privilegiado para compreender as dinâmicas de poder do campo cinematográfico, por se tratar de um ponto de encontro de diversos agentes – cineastas, produtores, críticos de cinema, curadores, distribuidores, gestores públicos, etc. – com interesses e pautas heterogêneos.

“Curadoria para festivais e mostras de cinema”, será ministrado por Marcelo Ikeda, professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará (UFC), crítico de cinema filiado à Abraccine, autor de diversos livros sobre cinema,  com larga experiência na curadoria de cineclubes, mostras e festivais de cinema brasileiro com perfis diversos, como a Mostra do Filme Livre e o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, entre outros.

Envolvendo aspectos teóricos quanto ao papel da curadoria no campo artístico, o curso também abordará questões práticas sobre o ofício do curador, como a definição do recorte curatorial, a elaboração de peças acessórias, a discussão de aspectos éticos e conflitos de interesses, entre outros temas. O curso igualmente apresentará um amplo panorama dos festivais de cinema no país, com especial atenção aos conteúdos relativos ao cinema brasileiro, onde serão analisados estudos de caso de projetos curatoriais. Confira plano de aulas detalhado.

O curso, que terá a taxa de 100,00 reais para não membros da Abraccine,  será realizado em formato remoto (plataforma zoom) e terá vagas limitadas. Serão concedidas oito bolsas para as pessoas que solicitarem isenção através de preenchimento de formulário específico. A análise levará em conta  critérios de diversidade (raça e gênero).  

SERVIÇO

Curso “Curadoria para festivais e mostras de cinema”, ministrado por Marcelo Ikeda, de 23 a 26/02/2021, das 19h às 21h.

Inscrições Encerradas

Dúvidas: abraccine@gmail.com 

SOBRE O PROFESSOR:

Marcelo Ikeda é professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará (UFC), com diversas publicações sobre o cinema contemporâneo brasileiro. Como curador, atuou na Mostra do Filme Livre (em diversos anos entre 2003 e 2017), Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (2014), Mostra Gostoso de Cinema (RN, 2015), Circuito Penedo de Cinema (AL, 2016), entre outros. Foi coordenador-geral e curador das mostras Cinema de garagem (Caixa Cultural RJ 2012, Centro Dragão do Mar/CE 2014, Centro Cultural da Justiça Federal RJ 2014) e Cine Nordeste (Caixa Cultural CE 2017), além dos cineclubes Cine Caolho (Caixa Cultural CE 2013/14) e do Cine Rebuceteio (Dragão do Mar CE 2017) em Fortaleza. Autor dos livros Cinema de garagem (com Dellani Lima, em 2011), Cinecasulofilia (Editora Substânsia, 2014), Cinema brasileiro a partir da retomada: aspectos políticos e econômicos (Editora Summus, 2015), Fissuras e fronteiras: o Coletivo Alumbramento e o cinema contemporâneo brasileiro (Editora Sulina, 2019), O cinema independente brasileiro contemporâneo em 50 filmes. Atua também como cineasta e crítico de cinema. Mantém os sites www.cinecasulofilia.com e www.marceloikeda.com .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s