Abraccine elege nova diretoria para o biênio 2023/2025

Assembleia Geral Abraccine 2023

Em assembleia geral ordinária, realizada on-line no último dia 23 de setembro de 2023, a Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema elegeu a nova diretoria para o biênio 2023-2025. 

A nova diretoria, conforme anunciado no anúncio da chapa, será composta por:

Diretoria:

Renato Silveira (MG) – Presidente
Flávia Guerra (SP) – Vice-presidente
Yasmine Evaristo (MG) – Secretária-geral
Carol Lucena (DF) – Secretária
João Paulo Barreto (BA) – Primeiro Tesoureiro
Bianca Zasso (RS) – Segunda Tesoureira

Conselho Fiscal:

Ailton Monteiro (CE), Amanda Aouad (BA), Daniel Oliveira (MG), Kel Gomes (MG), Mônica Kanitz (RS), Pedro Butcher (RJ)

Haverá um período de transição, com a diretoria 2021-2023 resolvendo pendências e repassando todas as informações e atualizações para a nova gestão assinar o termo de posse.

“Agradeço a todos que votaram, às colegas e aos colegas que se candidataram para formar a nova diretoria, a todos que incentivaram e apoiaram a nossa candidatura e às gestões anteriores por terem formado uma estrutura sólida para a Abraccine desde a sua fundação”, afirmou Renato Silveira, após o resultado da votação. Ele afirmou que a nova diretoria fará uma gestão horizontal e participativa, destacando que a colaboração de todos os associados será fundamental para a execução das propostas feitas pela diretoria e pelos próprios filiados. “Quero também reforçar o nosso compromisso de trabalhar por ações que busquem uma maior valorização profissional dos críticos de cinema, de forma a garantir remuneração adequada para a categoria”, completou.

A vice-presidente eleita Flávia Guerra afirmou que a equipe da nova diretoria está em sinergia e reforçou que a realização de uma gestão horizontal é crucial para que a associação possa se fortalecer. “Eu considero muito importante que os associados trabalhem como entidade, e não só individualmente, para alcançarmos a valorização profissional”, completou Guerra, que também reforçou que a nova diretoria dará continuidade aos esforços das gestões anteriores.

Criada em 2011, a Abraccine é a primeira associação nacional de críticos de cinema. O primeiro presidente foi o crítico paulista Luiz Zanin Oricchio, sucedido por Paulo Henrique Silva, de Minas Gerais. Posteriormente, a gaúcha Ivonete Pinto presidiu a entidade, sendo sucedida pelo mineiro Marcelo Miranda. Nestes 12 anos de atividade, a Abraccine conquistou o reconhecimento da classe cinematográfica e dos principais festivais de cinema do país, onde coordena os júris da crítica, além de promover debates e mostras especiais.

Filiada à Fipresci (Federação Internacional de Críticos de Cinema), a Abraccine vem se dedicando também à divulgação e reflexão do cinema brasileiro através da publicação de livros sobre a atividade e com análise de filmes, traduções de artigos e textos ainda inéditos no país e debates constantes através do podcast oficial da associação, buscando suprir a carência de informações sobre a história da crítica de cinema no Brasil, contornar a diminuição de espaço na grande mídia e dar visibilidade aos profissionais da área.

Deixe um comentário