SEM PENA, de Eugênio Puppo

SEM-PENA

Por Paulo Henrique Silva

Filme que abriu, na noite de quarta-feira, a mostra competitiva de longas-metragens do 47º Festival de Brasília de Cinema Brasileiro, o documentário “Sem Pena”, dirigido por Eugênio Puppo com o apoio do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), é a síntese de uma longa lista de produções que vêm abordando as distorções do sistema judiciário do país nas últimas duas décadas.

De “O Prisioneiro da Grade de Ferro”, de Paulo Sacramento, à trilogia de Maria Augusta Ramos (“Justiça”, “Juízo” e “Morro dos Prazeres”), passando pelos filmes do ex-agente penitenciário Aly Muritiba, cada etapa desse que é o terceiro maior contingente carcerário do mundo (atrás de China e Estados Unidos) foi dissecado na telona, mas “Sem Pena” amarra todos esses pontos num trabalho contundente e nervoso.

O aspecto que dá força ao documentário é um artifício simples e muito eficaz: a supressão das imagens e da identificação dos entrevistados. Enquanto ouvimos, em off, depoimentos que escarafuncham as mazelas de um sistema ultrapassado, moroso e injusto, a câmera de Puppo percorre os corredores das diversas instituições sem buscar rostos, forçando um contraste que aponta para a desumanização.

A sensação provocada no espectador, com essa ausência de individualidade, é de horror em relação a grades e muros que transformam os detentos em números perdidos num labirinto kafkaniano. Impressão reforçada pela tensa (às vezes usada de forma exagerada) trilha sonora de John Cage (1912-1992) – artista americano anarquista, pioneiro da música aleatória e eletroacústica, que elevou o ruído ao status de música.

Na programação de hoje serão exibidos, no Cine Brasília, o curta-metragem mineiro “Vento Virado”, de Leonardo Cata Preta, e o longa “Pingo d’Água”, de Taciano Valério, que teve cenas filmadas em Minas, além de contar com Dellani Lima (diretor e músico cearense radicado em Belo Horizonte) no elenco.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s