Abraccine fecha parceria em apoio ao 3º Talent Press Rio

Pessoas que escrevam sobre cinema podem se inscrever até 29 de junho.

berlinale-talents-logo

Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do Talent Press Rio. Iniciativa do Goethe-Institut, da Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci), do Berlinale Talents e do Festival do Rio com o apoio da Abraccine, o workshop funciona como uma plataforma de capacitação de jovens críticas e críticos de cinema e jornalistas. Seis (6) participantes serão selecionados/selecionadas por um júri formado por profissionais da área.

Principal entidade de críticos de cinema do Brasil, presente em 18 Estados, com mais de 100 associados, organizando júris da crítica em diversos estados e publicando livros sobre o cinema brasileiro, a Abraccine fechou apoio com o evento por considerar uma importante iniciativa para a formação de críticos no país. “Como temos um país de dimensões continentais, a formação do crítico de cinema fica muito sujeita as condições de determinadas regiões, seja pelo acesso a cineclubes e cabines de filmes, seja pelos veículos de trabalho. A Abraccine sempre buscou criar atividades que envolvessem associados das mais diversas localidades, como forma de integração, e a participação no Talent Press do Festival do Rio é mais um passo neste sentido, promovendo a capacitação de jovens críticos de todo o país”, explicou o presidente Paulo Henrique Silva.

O Talent Press Rio é realizado no âmbito do Festival do Rio – Rio International Film Festival –, que comemora, neste ano de 2018, sua 20ª edição. O workshop acontecerá entre os dias 6 e 11 de outubro de 2018. Serão selecionados três brasileiros/brasileiras e três críticos/críticas de outros países lusófonos. Além de acompanharem a programação do evento, os talents participam de seminários, mesas-redondas e masterclasses, sob a tutela de expoentes da área, imbuídos da missão de escrever críticas e desenvolver conteúdo jornalístico sobre os filmes vistos.

O Talent Press Rio é parte da iniciativa internacional do Berlinale Talents, que também acontece em Berlim, Buenos Aires, Durban, Guadalajara e Sarajevo.

Missão do projeto

O Talent Press Rio busca contribuir para a formação e o treinamento de críticos e críticas de cinema que redigem em português, gerar oportunidades de intercâmbio entre os países de língua portuguesa nos campos da cultura, bem como reforçar os laços culturais em seus respectivos países, aperfeiçoando-os. Esse diálogo é fundamental para o desenvolvimento do processo político, social e cultural de países que têm no idioma um ponto em comum.

O português é a língua materna de aproximadamente 240 milhões de pessoas e o sétimo idioma mais falado no mundo. Já a educação e a formação de críticos e críticas são elementos chave do jornalismo de alta qualidade e do diálogo lusófono entre culturas. Por meio da tutoria e da troca de experiências com pessoas de todo o mundo, o projeto Talent Press Rio visa desenvolver e aprimorar as habilidades editoriais dos/das selecionados/selecionadas, bem como oferecer a oportunidade de construir uma rede de networking que contribua para a internacionalização da crítica entre países lusófonos.

Normas de seleção

Condição:

Para concorrerem a uma vaga no projeto, os/as inscritos/inscritas concordam automaticamente que todo o material produzido pelos/pelas participantes será publicado nos sites do Festival do Rio, do Goethe-Institut, da Fipresci e da Berlinale Talents.
Candidatura:

As inscrições estão abertas de 23 de abril até 29 de junho e são feitas por meio do preenchimento do formulário eletrônico. Os campos podem ser preenchidos em português. Todos os documentos solicitados deverão ser enviados em um arquivo único. Candidatos/candidatas que enviarem mais de um arquivo serão automaticamente desclassificados/desclassificadas. Ao término da inscrição ou se solicitada alguma modificação por parte da organização, é necessário sempre clicar no botão “submeter” para que a mesma seja efetivada.

Pré-requisitos:

É necessário que os/as candidatos/candidatas:

  • Sejam iniciantes na área de cinema e jornalismo, com experiência prática comprovada;
  • Tenham disponibilidade exclusiva ao programa de 5 a 12 de outubro;
  • Sejam naturais de países lusófonos ou residam neles – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe ou Timor Leste;
  • Tenham publicado três artigos relacionados a filmes, obrigatoriamente em português, nos últimos dois anos (seja no formato impresso ou virtual – é necessário que conste a data de publicação em cada artigo). É necessário o envio dos artigos no formato PDF. Se impresso, escaneado; se virtual (blog é aceitável), impressão PDF diretamente da página web. É necessário ainda que, nos artigos enviados, conste o nome do/da autor/autora da matéria;
  • Falem e redijam em português;
  • Tenham o conhecimento intermediário da língua inglesa que permita o diálogo com críticos, críticas e jornalistas internacionais convidados/convidadas.

Inscrições: https://www.berlinale-talents.de/bt/rio/ap/info/index

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s