Prêmio Abraccine na 18ª Mostra CineBH

O Júri da Abraccine na 18ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte foi composto pelos críticos filiados Marcos Santuário e Rodrigo James, ao lado da convidada Ana Paula Barbosa. O festival aconteceu entre os dias 24 e 29 de setembro, na capital mineira.

O júri julgou os filmes exibidos na Mostra Território, da qual participaram oito longas-metragens latinos. O prêmio de Melhor Filme foi concedido a “Las Almas” (Argentina), de Laura Basombrío.

Leia a justificativa do júri:

“Pela capacidade do filme de utilizar a narrativa do documentário com força cênica social e criativa, incorporando elementos da ficção de maneira habilidosa, com imagem e som a serviço do resgate de memória, demonstrando sensibilidade e competência, o prêmio da Abraccine na 18ª CineBH vai para ‘Las Almas’, de Laura Basombrío.”

“Las Almas” – Divulgação

Sobre o filme: “Habitando a fronteira que separa o místico do terreno, ‘Las almas’ propõe um sonho. Sobre as paisagens entre marcianos e luas do noroeste argentino, Estela conta sua história. Desde que sua mãe morreu, as feridas avançam em seu espírito doente. A mãe retorna em sonhos com mensagens, a violência do pai pressiona o passado, a distância do marido é alimentada por segredos. ‘Las almas’ é a viagem interior de Estela em busca da sua cura entre as memórias do passado, o tempo difuso dos sonhos e o presente em que coexistem vivos e mortos no Dia de Finados.”

Júri Abraccine na 18ª Mostra CineBH: Marcos Santuário, Ana Paula Barbosa e Rodrigo James – Foto: Leo Fontes

Deixe um comentário