Prêmio ACCIRS / Abraccine no 43° Festival de Cinema de Gramado

FullSizeRender (2)

De 7 a 15 de agosto foi realizado no Rio Grande do Sul o 43º Festival de Cinema de Gramado. O júri da crítica organizado pela Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul / Abraccine, formado por Rodrigo de Oliveira (RS), Adriana Androvandi (RS), Edu Fernandes (SP), Renato Félix (PB) e Miguel Angel Dobrich (Uruguai), elegeu o curta DÁ LICENÇA DE CONTAR, de Pedro Serrano e os longas LA SALADA, de Juan Martin Hsu e O ÚLTIMO CINE DRIVE-IN, de Iberê Carvalho, como os melhores do festival.

Confira as justificativas:

Pela bela, inteligente e bem construída homenagem a um ícone cultural brasileiro, pela orquestração de referências que falam a muitos espectadores, mas ao mesmo tempo foge de obviedades e por usá-las com maestria para a elaboração de uma trama, o Júri da Crítica do 43٥ Festival de Cinema de Gramado concede o Prêmio de Curta-Metragem a DÁ LICENÇA DE CONTAR, de Pedro Serrano.

Pelo belo retrato de um drama social atual, por ser o drama de imigrantes contado com competência pela voz de um imigrante, por apresentar as camadas sociais internas dessa imigração e pela bem arquitetada narrativa-painel, o Júri da Crítica concede o Prêmio de Filme Latino a LA SALADA, de Juan Martin Hsu.

Pela singeleza com que aborda o poder transformador do cinema, tanto como linguagem quanto como ritual, mas buscando uma elaboração na condução de uma narrativa que busca o diálogo com o público, e que passeia entre o drama e a comédia, o Júri da Crítica concede o Prêmio de Filme Brasileiro a O ÚLTIMO CINE DRIVE-IN, de Iberê Carvalho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s