Prêmio Accirs – Abraccine no 44º Festival de Gramado

14195191_1185817478155524_3520947557035277238_o

De 26 de agosto a 3 de setembro foi realizado o 44º Festival de Gramado, no Rio Grande do Sul. O júri da crítica organizado pela Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (Accirs) e Abraccine, e formado por Leonardo Bomfim (RS), Renato Silveira (MG), Antonella Estevez (Chile), Conrado Heoli (RS) e Fernando Brenner (Argentina) elegeu os longas “O Silêncio do Céu” (foto) e “Sin Norte” o curta “Lúcida” como os melhores do festival. 

As justificativas: 

Longa brasileiro:

Pela maturidade com que aborda um assunto tão polêmico e complexo como a relação entre o medo e a violência e pelo domínio da linguagem e da narrativa cinematográficas, que se traduz em um raro e eficaz exemplar do cinema de gênero na produção brasileira, este júri dá o prêmio da crítica de melhor longa-metragem brasileiro a “O Silêncio do Céu”, de Marco Dutra.

Longa estrangeiro:

Por sua mescla de imagens de naturezas distintas e sua audácia no uso dos recursos narrativos para tratar com sensibilidade a inconstância da condição humana e de uma relação amorosa, este júri dá o prêmio da crítica de melhor longa-metragem estrangeiro a “Sin Norte”, de Fernando Lavanderos.

Gostaríamos de fazer uma menção honrosa a “Guaraní”, de Luís Zorraquín, por se destacar com sua ternura, diálogo ente gerações e valoração às identidades de origem.

Melhor Curta:

Por sua capacidade e ousadia de usar recursos estéticos e narrativos que traduzem tão bem uma ideia de cinema que normalmente não vemos no Festival de Gramado, e assim tirando da invisibilidade um drama tragicamente comum na realidade brasileira, este júri dá o prêmio da crítica de melhor curta-metragem a “Lúcida”, de Caroline Neves e Fábio Rodrigo.

Gostaríamos de fazer uma menção honrosa ao curta “Rosinha”, de Gui Campos, por visibilizar, como dizem nossos companheiros de Argentina e Chile no júri, outros amores em vários sentidos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s