Prêmio Abraccine no 54º Festival de Brasília

O Júri da Abraccine no 54º Festival de Brasília foi composto pelos críticos Renato Silveira (presidente), Carol Lucena e Marcos Pierry. O festival aconteceu de 7 a 14 de dezembro de 2021, em formato virtual.

O prêmio de Melhor Longa ficou com “Alice dos Anjos”, de Daniel Leite Almeida, enquanto o prêmio de Melhor Curta foi para “Adão, Eva e o Fruto Proibido“, de R.B. Lima. O júri ainda fez menção honrosa ao longa “De Onde Viemos, Para Onde Vamos”, de Rochane Torres.

Leia as justificativas do júri:

MELHOR LONGA

Divulgação

Por sua criatividade ao ressignificar um universo literário amplamente reconhecido e adaptá-lo a um contexto regional, fazendo isso a partir de uma conscientização pedagógica libertadora, ao mesmo tempo em que valoriza o protagonismo negro e a frugalidade interiorana em suas expressões cênicas, visuais e sonoras, o Prêmio do Júri da Abraccine de Melhor Longa vai para “Alice dos Anjos”, de Daniel Leite Almeida.

O Júri da Abraccine faz menção honrosa a “De Onde Viemos, Para Onde Vamos”, de Rochane Torres, por examinar as raízes de uma cultura indígena e trazer à tona questões tanto urgentes quanto reveladoras da opressão vivida pelo povo Iny, navegando além do registro etnográfico.

MELHOR CURTA

Divulgação

Por trazer uma perspectiva otimista para uma narrativa muitas vezes estigmatizada em suas representações, e pela ternura com que trabalha a aceitação do outro diante dos dilemas enfrentados por mãe e filho na construção da dinâmica parental, o Prêmio do Júri da Abraccine de Melhor Curta vai para “Adão, Eva e o Fruto Proibido”, de R.B. Lima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s