O Júri da Abraccine no 19º Fest Aruanda foi composto por Regina Behar, Fabiana Lima e Rafael Morato Zanatto (convidado). O festival aconteceu de 5 a 11 de dezembro de 2024, em João Pessoa, na Paraíba.
O júri avaliou os filmes selecionados tanto para a Mostra Competitiva Nacional quando para a Mostra Sob o Céu Nordestino. O prêmio de Melhor Longa ficou com “Kasa Branca” (RJ), de Luciano Vidigal, enquanto o prêmio de Melhor Curta foi para “Ladeira Abaixo” (PB), de Ismael Moura.
Leia as justificativas do júri:
MELHOR LONGA

O júri pautou sua decisão na observância da expressividade social da temática, o apuro da linguagem e um estilo que dialoga com o que há de melhor em nossa tradição cinematográfica. O filme em questão revela a realidade da juventude periférica brasileira para além dos estereótipos negativos que uniformizam o território e as vivências cotidianas. A partir dessas premissas, temos o prazer de anunciar o Prêmio Abraccine de Melhor Longa-metragem no 19º Fest Aruanda para “Kasa Branca”, de Luciano Vidigal.
Sobre o filme: “Dé é um adolescente negro da periferia da Chatuba, Rio de Janeiro, que recebe a notícia de que sua avó, Almerinda, está na fase terminal da doença de Alzheimer. Ele tem a ajuda de seus dois melhores amigos, Adrianin e Martins, para enfrentar o mundo e aproveitar os últimos dias de vida com ela.” Veja o trailer.
MELHOR CURTA

Após analisar os curtas-metragens apresentados, o júri apreciou, em sua decisão, a ousadia temática e a estética social do filme. A rebeldia que se revela na pulsão de vida e na persistência do amor, se contrapõem à hipocrisia do moralismo e etarismo que reprimem a sexualidade feminina em um contexto regional distinto das representações predominantes do Nordeste brasileiro. Por alcançar com excelência performática esse resultado, o Prêmio Abraccine de Melhor Curta-metragem no 19º Fest Aruanda foi conferido a “Ladeira Abaixo”, de Ismael Moura.
Sobre o curta: “O filme explora as complexidades das relações familiares, amores reprimidos e as mascaras de nossa sociedade.”




Pingback: 19º Fest Aruanda | João Pessoa celebra o bom ano do cinema nacional | Abraccine - Associação Brasileira de Críticos de Cinema
Pingback: 19º Fest Aruanda | Entre bons filmes e a tristeza de uma ausência | Abraccine - Associação Brasileira de Críticos de Cinema