Considerações sobre a 38a Mostra (I)

winter_sleep_poster-620x835Winter Sleep

Por João Nunes (SP)

Não vi Leviatã, do russo Andreï Zviaguintsev, vencedor do prêmio da crítica (do qual participei) da 38ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo encerrada ontem. Portanto, meu comentário de Winter Sleep nada tem de comparativo. Dos que vi, o melhor da Mostra foi o do turco Nuri Bilge Ceylan, vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes deste ano.

Inicialmente, ele deve ser entendido a partir das características externas, como a duração, por exemplo: são 3h16 minutos de projeção, o que demanda disponibilidade e entrega do espectador, e descanso prévio para absorvê-lo como merece. Para ler mais, clique aqui

A Pequena Casa

A Pequena Casa

Por Rafael Carvalho (BA)

O diretor japonês Yoji Yamada move-se muito bem pelo terreno dos dramas familiares e o melhor do melodrama. Foi com essa destreza que ele se atreveu a refilmar a obra-prima de Yasujiro Ozu, Era Uma Vez em Tóquio, atualizado para os dias atuais, mas com a mesma singeleza e respeito pelos dramas humanos, sem copiar o mestre japonês. Para ler mais, clique aqui

Quando os animais sonham

Mesmo se visto como metáfora das transformações da adolescência, esse filme dinamarquês não consegue ser tão convincente. Isso porque como simples trabalho de gênero, não passa de um reprocessar de elementos de tons fantásticos, tentando extrair horror da história de uma garota que percebe algo diferente no seu corpo e na sua própria essência como ser. Para ler mais, clique aqui.

“Falando com os Deuses” reúne nove episódios que abordam diversas religiões

Por Paulo Henrique Silva (MG)

falandocomdeusesGuillermo Arriaga corrige o apresentador ao pegar o microfone, dizendo não ser o roteirista de “Falando com os Deuses”, um dos destaques da 38ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que terminou sábado. Esforçando-se para falar em português, avisa à plateia, no Reserva Cultural, que acumula nesse filme as funções de produtor e diretor, ao lado de outros oito nomes – entre eles o brasileiro Hector Babenco. Para ler mais, clique aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s