Estão abertas as inscrições para o 3º Festival Ecrã (Festival Experimental Carioca de Realizações Audiovisuais). Realizadores de longas ou curtas que tragam algum tipo de inovação na linguagem podem submeter suas obras do dia 01 de fevereiro até o dia 31 de março através do site FilmFreeway
Criado por Daniel Diaz que divide a curadoria e organização com Pedro Tavares, o FESTIVAL ECRÃ é um evento de experimentações audiovisuais que pensa a obra como um produto que pode ser experienciado de diferentes maneiras, seja numa tela, seja num novo ambiente. E é dividido em três sessões: cinema, expositiva e performance.
Quando se pensa em cinema experimental, logo vem à mente filmes desconexos, contemplativos e não narrativos. O Festival Ecrã foi criado em 2017 com a proposta de questionar essa natureza e escolher filmes, narrativos ou não, que experimentam em forma e linguagem sem que necessariamente estejam sobre os rótulos de cinema “experimental” e “vídeo arte”.
A terceira edição do Festival Ecrã acontecerá entre 11 e 21 de julho de 2019, na Cinemateca do MAM, Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo Rio de Janeiro. E conta com o apoio da ABRACCINE – Associação Brasileira de Críticos de Cinema; De.feito; Museu de Arte Moderna do Rio (MAM-RJ); Ribas – Foto e Vídeo; e TAO Films.