Com apoio da Abraccine, 6ª edição do Festival ECRÃ marca retorno às sessões presenciais

Em formato híbrido, a sexta edição do Festival ECRÃ acontecerá em formato presencial entre os dias 1º e 10 de julho, nas salas da Cinemateca do MAM e do Estação Botafogo, no Rio de Janeiro, e entre os dias 16 e 24 de julho, online. Mais de 100 obras serão exibidas, muitas delas inéditas, entre filmes, games, performances, videoartes, instalações e artes interativas. O acesso à programação é gratuito.

Além de sua tradicional casa, a Cinemateca do Museu de Artes Modernas do Rio de Janeiro, o ECRÃ traz a novidade do Estação Net Botafogo em sua programação. Em parceria com a Cavideo o festival promoverá exibições especiais como o programa Mestres do Cinema Brasileiro, com curadoria de Cavi Borges, que exibirá filmes raros de realizadores como Neville D’Almeida, Helena Ignez, Helena Solberg, André Parente, entre outros.

Também no Estação Botafogo, o público verá o mais novo filme de Ken Jacobs, “XCXHXEXRXRXIXEXSX”, em 3D, além dos novos projetos das realizadoras Deborah Stratman, com “Laika”, e Jodie Mack, com “Terra Devastada #3 – Luas, Filhos”.

A sexta edição do ECRÃ é marcada pela presença de realizadores internacionais como Gastón Solnicki que vem para apresentar seu novo filme “Um Pequeno Pacote de Amor”, que abrirá o festival no dia 1º de julho na Cinemateca do MAM. Também presente, online, Eric Souther promove oficina de TouchDesigner, programa que gera, dentre outros, sistemas audiovisuais interativos. E a grande atração desta edição, a vinda do realizador norte-americano James Benning pela primeira vez ao Brasil.

Benning é um dos maiores nomes do cinema experimental contemporâneo com cerca de 80 filmes em seu currículo entre longas, médias, curtas e videoinstalações. Prestes a completar 80 anos de idade, Benning estará no Rio de Janeiro para uma masterclass, além de apresentar o seu mais novo filme, “Os Estados Unidos da América“, selecionado para o Festival de Berlim 2022.

O ECRÃ conta com apoio da Abraccine. Consulte a programação completa no site oficial do festival.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s