A 6ª edição da SESSÃO ABRACCINE, promovida pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema, apresentará, de 6 a 26 de agosto, o longa-metragem cearense “Tremor Iê”, das realizadoras Elena Meirelles e Lívia de Paiva. Compreendendo o contexto atual do Brasil, onde as salas de cinema permanecem fechadas ao público, o evento acontecerá pela primeira vez em formato 100% online, através do canal da entidade no YouTube.
Para o vice-presidente da Abraccine Luiz Joaquim, “ainda que estejamos vivendo momentaneamente sem a possibilidade de nos reunirmos de forma presencial em segurança para desfrutar o cinema e debater suas consequências, entendemos que essa é uma prática que não pode ser interrompida. Nesse sentido, estamos felizes por poder dar continuidade, agora de forma online, ao projeto Sessão Abraccine”.
“Tremor Iê” conta a história de Janaína, uma ativista que se percebe enredada em um Brasil onde num novo regime autoritário patriarcal se instalou. Para aprimorar o debate sobre o filme, será realizado um bate-papo com as diretoras. O evento será mediado pela crítica de cinema Neusa Barbosa e acontecerá ao vivo, às 17h do dia 9, também no YouTube da Associação. Além disso, será disponibilizado ao público um dossiê de textos críticos produzidos por diferentes associados sobre o longa-metragem, oferecendo assim uma variedade de análises e pontos de vista sobre o filme.