Abraccine no Prêmio ABRA de Roteiro

A convite da ABRA – Associação Brasileira de Autores Roteiristas, a Abraccine participou pela primeira vez, em 2024, do Prêmio ABRA de Roteiro, coordenando a votação do Prêmio da Crítica.

Filiadas e filiados à Abraccine escolheram o Melhor Roteiro de Longa-Metragem entre os filmes com lançamento comercial no Brasil em 2022 e 2023. O vencedor foi “Marte Um”, escrito por Gabriel Martins.

O anúncio e a entrega do prêmio foram feitos pela associada Lorenna Montenegro durante a cerimônia de premiação realizada no evento Rio2C, no Rio de Janeiro, em 5 de junho. Confira como foi no vídeo a seguir:

“Não à toa, premiações como o Oscar têm não uma, mas duas categorias de premiação para roteiro: original e adaptado. É uma função criativa fundamental na análise do filme, compreender os componentes de roteiro, a estrutura e formatação, e se possível ler os roteiros daquelas obras realizadas. Este prêmio é importante para valorizar o trabalho dos roteiristas, já que, geralmente, prêmios em festivais tendem a priorizar quem assina a direção – em ordem de importância. Até o porque o roteiro não é algo descolado mas sim constitutivo do trabalho de construção fílmica, de criação imagética e estética de um filme ou série”, disse Lorenna.

Parceria

A parceria da Abraccine com a ABRA surgiu a partir de um encontro entre membros das duas entidades durante o 9º Congresso Brasileiro de Cinema e Audiovisual – CBCa, que aconteceu em dezembro de 2023, em Brasília.

O Prêmio ABRA de Roteiro é uma celebração anual promovida pela ABRA, reconhecendo os profissionais que se destacam na escrita para cinema e televisão no Brasil.

Fundado em 2016, o prêmio destaca a importância do roteiro na produção audiovisual e realiza uma cerimônia de premiação que, devido à pandemia de COVID-19, ocorreu de forma remota em 2020 e 2021, retornando em 2022 com um formato híbrido, mesclando eventos presenciais e online.

Saiba mais sobre a ABRA no site oficial da associação.

Deixe um comentário