O Júri da Abraccine no 29º Cine-PE – Festival do Audiovisual foi composto pelos críticos Neusa Barbosa, Roger Lerina e Laura Machado (convidada). O festival aconteceu de 9 a 15 de junho de 2025, no Cinema do Teatro do Parque e no Cine São Luiz, em Recife, Pernambuco.
O prêmio de Melhor Longa foi concedido a “Senhoritas”, de Mykaela Plotkin, enquanto o prêmio de Melhor Curta foi para “Casulo”, de Aline Flores.
Leia as justificativas do júri e saiba mais sobre os filmes vencedores:
MELHOR LONGA: “Senhoritas” (PE), de Mykaela Plotkin

“Pela consistência com que focaliza personagens femininas maduras, evitando maniqueísmos na condução de sua trajetória.”
Sinopse: Lívia, uma intelectual de classe média de 70 anos e arquiteta aposentada, vê sua vida estruturada em xeque quando sua amiga Luci retorna ao Brasil. A personalidade avassaladora de Luci desperta em Lívia desejos contidos por anos, desafiando sua rotina de dedicação à família e responsabilidades com a neta.
MELHOR CURTA: “Casulo” (SP), de Aline Flores

“Pela coesão entre forma e conteúdo na composição de um retrato da angústia de uma mulher em luta pelo próprio filho.”
Sinopse: Ao receber a notícia de que uma assistente social irá visitá-la nos próximos dias, Joana se vê desafiada a reorganizar sua vida e convencer a todos de que pode cuidar do filho.

Pingback: Dossiê 29º Cine-PE | Abraccine - Associação Brasileira de Críticos de Cinema