Prêmio Abraccine no 12º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba

O Júri Abraccine no 12º Olhar de Cinema foi formado pelos críticos Paulo Camargo, Pâmela Eurídice e Rodolfo Stancki. O festival aconteceu de 14 a 22 de junho de 2023, em Curitiba.

O longa-metragem premiado foi “Quando Eu Me Encontrar”, de Amanda Passos e Michelline Helena. Leia a justificativa do júri:

Escolheu-se o longa-metragem “Quando Eu Me Encontrar”, de Amanda Passos e Michelline Helena, por apostar no naturalismo das interpretações, com diálogos orgânicos e personagens bem delineados, complexos. O filme, em seu exercício de observação ao mesmo tempo afiado e afetivo do cotidiano, retrata pessoas comuns, muitas delas mulheres negras periféricas. As diretoras, também roteiristas, tecem na tela uma delicada teia de relações em cujo centro está a presença ausente da protagonista e de sua coragem de romper com o conformismo, com a ordem.

“Quando eu Me Encontrar” – Divulgação

Já o curta-metragem vencedor do Prêmio Abraccine foi “Ramal”, de Higor Gomes. Confira a justificativa do júri:

Escolheu-se o curta-metragem “Ramal”, de Higor Gomes, por usar a relação entre homens de uma periferia do interior de Minas Gerais e suas motocicletas para discutir temas pertinentes quanto à representatividade masculina negra. Estamos diante de um veículo motorizado que serve como entretenimento, meio de produção e trabalho, mas também atua como fator de ligação, pertencimento e senso de comunidade entre negros e periféricos. Gomes, que também assina a direção de fotografia, desenha de forma poética esse vínculo com o uso da luz natural ao pôr do sol e a forma como estampa o movimento e o escapamento das motocicletas. Há um realismo tangível e delicado, além de uma trilha sonora que conecta o público a esse relacionamento tão crível quanto presente e silenciado.

“Ramal” – Divulgação
Júri Abraccine no 12º Olhar de Cinema: Paulo Camargo, Pâmela Eurídice e Rodolfo Stancki.

Um comentário sobre “Prêmio Abraccine no 12º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba

  1. Pingback: Dossiê: 12º Olhar de Cinema | Abraccine - Associação Brasileira de Críticos de Cinema

Deixe um comentário