Prêmio Abraccine no 28º Cine-PE

O Júri da Abraccine no 28º Cine-PE – Festival do Audiovisual foi composto pelos críticos Yasmine Evaristo (presidenta), Arthur Gadelha e Tati Regis (convidada). O festival aconteceu de 6 a 11 de junho de 2023, no Cinema do Teatro do Parque, em Recife, Pernambuco.

O prêmio de Melhor Longa foi concedido ao documentário “Invisível”, de Carolina Vilela e Rodrigo Hinrichsen, enquanto o prêmio de Melhor Curta foi para a ficção “Zagêro”, de Victor Di Marco e Márcio Picoli.

Leia as justificativas do júri e saiba mais sobre os filmes vencedores:

MELHOR LONGA: “Invisível” (RJ), de Carolina Vilela e Rodrigo Hinrichsen

“Invisível” – Divulgação

“No confronto da experiência do cinema com sua limitação, o filme encontra seu manifesto na afirmação do ordinário, elaborando sons e imagens que desafiam a percepção do espectador e reordenam a lógica da observação. O longa-metragem vencedor do Prêmio da Crítica Abraccine do 28º Cine-PE é ‘Invisível’, de Carolina Vilela e Rodrigo Hinrichsen.”

Sinopse: O cotidiano dos surdocegos Claudia Sofia e Carlos Jorge, casados há 15 anos, no prédio onde vivem, em São Paulo. A história dessa relação é contada nas cartas em Braille, lidas por Sofia.

Ficha do filme

MELHOR CURTA: “Zagêro” (RS), de Victor Di Marco e Márcio Picoli

“Zagêro” – Divulgação

“Na construção da literalidade a partir da ironia de uma realidade excludente, o filme cria uma linguagem muito própria com artifícios que fogem do convencional, abraça o absurdo e tensiona as expectativas, provocando a imaginação para além do sonho de uma cidade que não quer acordar para quem a ocupa. O curta-metragem vencedor do Prêmio da Crítica Abraccine do 28º Cine-PE é ‘Zagêro’, de Victor Di Marco e Marco Picoli.”

Ficha do filme

Júri da Abraccine no 28º Cine-PE: Yasmine Evaristo, Arthur Gadelha e Tati Regis

Deixe um comentário