Prêmio Abraccine na 48ª Mostra de São Paulo

O Júri da Abraccine na 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo foi composto pelos críticos filiados Suzana Vidigal, Camila Henriques e Rodrigo de Oliveira. O evento aconteceu de 17 a 30 de outubro, na capital paulista.

Neste ano, o Prêmio Abraccine na Mostra foi concedido ao melhor longa-metragem brasileiro na Competição Novos Diretores, que apresenta trabalhos de cineastas que realizam seu primeiro ou segundo longa. O filme vencedor foi o documentário “Intervenção”, de Gustavo Ribeiro.

Leia a justificativa do júri:

“Pela relevância da temática que diz respeito ao Brasil de hoje; pelos recursos narrativos que sinalizam as mudanças urbanas e que contam a história por meio da paisagem e dos personagens da comunidade; pela força do coletivo como fonte de transformação possível, e por fim, mas não menos importante, por mostrar a arte como expressão de uma geração que surge engajada no futuro, o prêmio Abraccine de melhor longa brasileiro da competição Novos Diretores na 48ª Mostra de SP vai para ‘Intervenção’, de Gustavo Ribeiro.”

“Intervenção” – Divulgação

Sobre o filme: “Filmado ao longo de quatro anos, acompanhamos o cotidiano dos moradores de uma comunidade, formada por duas favelas e um conjunto habitacional na zona oeste de São Paulo, que luta para ser urbanizada. Porém, essa possível urbanização gera resistência dos moradores da área mais valorizada do bairro, em um movimento conhecido como ‘Não no meu quintal’.”

Júri da Abraccine na 48ª Mostra de SP: Rodrigo de Oliveira, Camila Henriques e Suzana Vidigal.

3 comentários sobre “Prêmio Abraccine na 48ª Mostra de São Paulo

  1. Pingback: Filmes da 48ª Mostra SP emparelhados  | Abraccine - Associação Brasileira de Críticos de Cinema

  2. Pingback: O “clube dos cinco” na 48ª Mostra de São Paulo  | Abraccine - Associação Brasileira de Críticos de Cinema

  3. Pingback: A cidade e o cinema na 48ª Mostra de São Paulo | Abraccine - Associação Brasileira de Críticos de Cinema

Deixe um comentário