Pela primeira vez, a Abraccine formou júri da crítica para o Animaí! – Festival Baiano de Animação e Games. A mostra competitiva de filmes da 6ª edição do evento aconteceu de 5 a 8 de dezembro de 2024, no Cine Glauber Rocha, em Salvador.
O júri formado por Enoe Lopes Pontes, Jusciele Oliveira e Feliphe Alencar (convidado) concedeu o prêmio de Melhor Longa-Metragem a “O Sonho de Clarice” (DF), de Fernando Gutiérrez e Guto Bicalho, enquanto o prêmio de Melhor Curta foi para “A Menina e o Pote” (PE), de Valentina Homem.
Leia as justificativas do júri:
MELHOR LONGA

Trafegando pelo mundo fantástico de sua protagonista, o espectador é imerso em um universo de criatividade, amor e descobertas, através de uma encenação e de um desenho de som que conecta o público com todas as camadas das personagens da narrativa. É por conseguir tratar de um tema tão difícil quanto o luto na infância, com uma grau alto de técnica cinematográfica que o Prêmio Abraccine de Melhor Longa-Metragem no VI Animaí! – Festival Baiano de Animação e Games vai para “O Sonho de Clarice”, de Fernando Gutiérrez e Guto Bicalho.
Sobre o filme: “‘O Sonho de Clarice’ conta a história de uma menina extremamente criativa que passa pelo processo de superação da perda de sua mãe. A família de Clarice atuava num teatro mambembe, fazendo apresentações de teatro de mamulengo. Com a morte da mãe, Clarice e seu pai perdem o chão e ficam sem rumo. O filme mostra a jornada de Clarice rumo à superação dessa dura perda. É um filme que fala de amizade, companheirismo e sobre as tantas belezas que nos cercam cotidianamente que muitas vezes nem percebemos.” Veja o trailer.
MELHOR CURTA

A mulher é representada simbolicamente como detentora, no seu corpo, dos segredos das circularidades entre início, meio e fim da vida e do planeta. A partir de elementos da memória oral, narrado em língua Nheengatu, relacionados com a simbologia do pote e da menstruação, o filme associa barro com estética visual e sonora; território com corpo e espírito; vida, morte e natureza; ritos de passagem e ser mulher no passado, presente e futuro. Assim, o Prêmio Abraccine de Melhor Curta-Metragem no VI Animaí! – Festival Baiano de Animação e Games vai para “A Menina e o Pote”, de Valentina Homem.
Sobre o filme: “Em um mundo distópico, uma garota quebra seu pote de cerâmica, que guarda um segredo dentro dele. A quebra do pote abre portais para um universo paralelo e a menina entra em um momento de transformação em que a criação de um novo mundo é finalmente possível.” Veja o trailer.
