
É com imenso pesar que a Abraccine comunica o falecimento de Jean-Claude Bernardet, neste sábado, 12 de julho de 2025, em São Paulo, aos 88 anos de idade. O velório será na Cinemateca Brasileira neste domingo, das 13h às 17h.
Crítico, teórico, pesquisador, escritor, professor, roteirista, diretor, ator e tanto mais. Sem dúvida, inspiração e influência para nós, críticas e críticos de cinema.
Bernardet era sócio da Abraccine, que, em 2017, publicou o livro “Bernardet 80: Impacto e Influência no Cinema Brasileiro”, organizado por Ivonete Pinto e Orlando Margarido.
A publicação, feita na ocasião do aniversário de 80 anos de Bernardet, demonstra as ramificações das diversas áreas em que ele esteve presente por meio de artigos escritos por nomes ligados à realização (roteiristas, diretores), à academia (ex-alunos hoje exercendo a docência, a pesquisa e a crítica) e pesquisadores (teóricos no Brasil e no exterior).
À época do lançamento do livro, Ivonete Pinto destacou Bernardet como “o intelectual mais produtivo em ação; o mais polêmico, o mais inventivo e que tem, dentro do cinema, os mais variados interesses.” Orlando Margarido ressaltou Bernardet como “um pensador em busca de se redefinir sempre”. Para ambos, no texto introdutório do livro, “Bernardet transforma o que toca”, “provoca o pensamento fazendo perguntas”.
A Abraccine expressa seus mais sinceros pêsames e se solidariza com a família, amigos, colegas de trabalho, eternos alunos e admiradores de Jean-Claude neste momento de despedida.
