O Júri da Crítica no 53º Festival de Cinema de Gramado foi formado pelos integrantes da Abraccine e da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (Accirs) Arthur Gadelha, Cristian Verardi, Ivana Silva, Paulo Henrique Silva e Raquel Carneiro. O festival aconteceu de 13 a 23 de agosto de 2025, em Gramado (RS).
O longa-metragem premiado pelo júri da crítica foi “Nó”, de Laís Melo, enquanto o curta-metragem vencedor foi “O Mapa Em Que Estão Meus Pés”, de Luciano Pedro Jr.
Leia as justificativa dos júris e saiba mais sobre os filmes:

MELHOR LONGA: “Nó”
“Filmes são janelas para o mundo. Mas existem filmes que vão além da espiada indiscreta e nos transportam para o meio da cena. Entramos em casas apertadas e sentimos os cotovelos encostando no dos personagens. São filmes capazes de fazer a plateia sentir o cheiro de um ambiente novo, de uma profissão que não exercemos. E, ali, imersos, esquecemos que estamos na poltrona do cinema. Muitos filmes desta competição causaram esse efeito no júri da crítica. Mas um se destacou por seu olhar afiado para o universo que se propõe a retratar, por seus enquadramentos e técnicas ousadas e por atuações inebriantes. Sendo assim, o prêmio da crítica de melhor longa metragem brasileiro vai para o filme ‘Nó’, da diretora Laís Melo.”
Sinopse: Glória consegue se separar e se muda levando consigo as filhas e o desejo de recomeço. Enquanto tenta fazer da nova casa um lar e de seu corpo uma morada, ela enfrenta, no chão da fábrica, a delicada disputa por uma vaga de supervisora entre colegas e sua melhor amiga. A coragem vai se fazendo conforme a angústia toma a carne.

MELHOR CURTA: “O Mapa Em Que Estão Meus Pés”
“Pela forma como consegue relacionar emoção e técnica, propondo um exercício de experimentação da linguagem cinematográfica como recurso para compor um road movie poético movido pela saudade. O prêmio da crítica de melhor curta metragem nacional vai para ‘O Mapa Em Que Estão Meus Pés’, de Luciano Pedro Jr.”
Sinopse do filme: Sebastião decide plantar seu coração no lugar onde nasceu.

Pingback: Dossiê 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro | Abraccine - Associação Brasileira de Críticos de Cinema
Pingback: Dossiê 19ª Mostra CineBH | Abraccine - Associação Brasileira de Críticos de Cinema
Pingback: Dossiê 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro | Abraccine - Associação Brasileira de Críticos de Cinema
Pingback: Dossiê 53º Festival de Cinema de Gramado | Abraccine - Associação Brasileira de Críticos de Cinema