Nova edição de livro sobre animação brasileira será lançado na Mostra

Uma das principais publicações sobre a trajetória da animação no país está de volta. O livro Animação Brasileira: 100 Filmes Essenciais, referência para quem estuda ou acompanha o cinema animado nacional, ganha segunda edição em novo formato, com lançamento no dia 25 de outubro, às 15h, na Cinemateca Brasileira, dentro da programação da 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Organizado por Gabriel Carneiro e Paulo Henrique Silva, o livro reúne textos de mais de cem críticos, professores e pesquisadores, que analisam cem títulos fundamentais da animação brasileira. O projeto é uma realização da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), Canal Brasil e Editora Letramento.

Lançada originalmente em 2018, no Festival de Annecy, como parte das comemorações do centenário da animação brasileira, a publicação volta agora com um formato renovado e conteúdo revisado, reafirmando o esforço coletivo de mapear um campo ainda pouco explorado pela crítica nacional.

A lista de filmes foi definida por meio de votação entre os associados da Abraccine. O título mais lembrado foi O Menino e o Mundo, de Alê Abreu, seguido por Uma História de Amor e Fúria, de Luiz Bolognesi, e Meow!, de Marcos Magalhães. Além das análises, o livro traz 20 artigos históricos que percorrem diferentes fases, técnicas e personagens da animação feita no Brasil.

Parte da série 100 Filmes Essenciais, a obra se soma a publicações anteriores como 100 Melhores Filmes Brasileiros (2016), Documentário Brasileiro: 100 Filmes Essenciais (2017), Curta Brasileiro: 100 Filmes Essenciais (2019) e Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais (2024).

O livro pode ser adquirido no site da Editora Letramento: editoraletramento.com.br/animacao-brasileira-100-filmes-essenciais

Lançamentos de associados

Além do livro da Abraccine, outras publicações de integrantes da Associação serão lançadas nos próximos dias na Cinemateca Brasileira, durante a 49ª Mostra de São Paulo.

No dia 23, às 17h, Donny Correia lança o livro O Cinema de Walter Hugo Khouri. Primeiro estudo crítico completo sobre a obra do cineasta paulista, a publicação inclui ainda filmografia com fichas técnicas, sinopses e reproduções de pôsteres, bem como dezenas de fotogramas.

No dia 24, às 15h, é o dia de Rocky Um Lutador e Os Embalos de Sábado à Noite, obra de Sérgio Alpendre que, investiga a conexão entre os dois filmes estadunidenses em seus retratos de um mal-estar típico de meados dos anos 1970 nos EUA.

Já às 17h do mesmo dia, Marden Machado lança seu livro Cinemarden Vai ao Oscar, com resenhas de todos os longas de ficção vencedores da cobiçada estatueta dourada em todas as categorias, da primeira cerimônia até a 97ª, ocorrida neste ano, totalizando exatos 1.012 filmes resenhados.

Confira abaixo a programação de lançamentos de livros da Abraccine e de seus associados na Cinemateca Brasileira:

23/10, quinta-feira
17h – O CINEMA DE WALTER HUGO KHOURI – Donny Correia. Cosac Edições.

24/10, sexta-feira
15h – ROCKY, O LUTADOR E OS EMBALOS DE SÁBADO A NOITE – Sérgio Alpendre. Editora Giostri.
17h – CINEMARDEN VAI AO OSCAR – Marden Machado. Editora Arte & Letra.

25/10, sábado
15h – ANIMAÇÃO BRASILEIRA: 100 FILMES ESSENCIAIS (2ª edição) – Organização Gabriel Carneiro e Paulo Henrique Silva. Editora Letramento.

Deixe um comentário