Prêmio Accirs/Abraccine no 51º Festival de Gramado

O Festival de Gramado realizou sua 51ª edição entre os dias 11 e 19 de agosto de 2023. O Júri da Crítica — formado por Bruna Haas, Bruno Carmelo, Daniel Schenker, Paulo Casa Nova e Suzana Uchôa Itiberê — elegeu “Tia Virgínia” (2023, SP), de Fábio Meira, como o melhor filme de longa-metragem brasileiro do festival. Dos curtas-metragens nacionais, “Camaco” (2022, MG), de Breno Alvarenga, levou o prêmio.

O Júri da Crítica no Festival de Gramado é organizado pela ACCIRS (Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul) em parceria com a Abraccine. Leia as justificativas do júri a seguir:

Melhor Curta-metragem Brasileiro

“Camaco” – Divulgação

“Partindo de uma estrutura conhecida para introduzir instigantes subversões e provocações de linguagem, e por reconhecer o valor de resistência política da palavra ao recuperar um capítulo histórico pouco difundido no Brasil, o Júri da Crítica, composto por integrantes da Accirs e da Abraccine, premia o curta-metragem: ‘Camaco’, de Breno Alvarenga.”

Melhor Longa-metragem Brasileiro

“Tia Virgínia” – Foto: Andréa Testoni / Zuppa Filmes

“Por apresentar um curioso núcleo familiar, cuja excelente dinâmica entre personagens permite atuações brilhantes e grande identificação com o espectador, o Júri da Crítica, composto por integrantes da Accirs e da Abraccine, premia o longa-metragem: ‘Tia Virgínia’, de Fábio Meira.”

Júri Accirs/Abraccine no 51º Festival de Gramado: Paulo Casa Nova, Bruna Haas, Suzana Uchôa Itiberê, Daniel Schenker e Bruno Carmelo.

Um comentário sobre “Prêmio Accirs/Abraccine no 51º Festival de Gramado

  1. Pingback: Dossiê: 51º Festival de Cinema de Gramado | Abraccine - Associação Brasileira de Críticos de Cinema

Deixe um comentário