Prêmio Accirs/Abraccine no 50º Festival de Gramado

O Festival de Gramado realizou sua 50ª edição entre os dias 12 e 20 de agosto. O Júri da Crítica — formado por Bárbara Demerov, Carlos Heli, Ivonete Pinto, Luiz Carlos Merten e Victor Hugo Furtado — elegeu “Noites Alienígenas” (2022, Acre), de Sérgio de Carvalho, como o melhor filme de longa-metragem brasileiro do festival. Dos curtas-metragens nacionais, “Fantasma Neon” (2021, Rio de Janeiro), de Leonardo Martinelli, levou o prêmio. Já o melhor filme entre os longas estrangeiros foi “9” (2021, Uruguai-Argentina), de Martín Barrenechea e Nicolás Branca.

O Júri da Crítica no Festival de Gramado é organizado pela ACCIRS (Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul) em parceria com a Abraccine. Leia as justificativas do júri a seguir:

Melhor Curta-metragem Brasileiro

Fantasma Neon (2021) – Divulgação

Pela atualidade e emergência do tema, e pela elaborada fusão de gêneros, o prêmio da crítica de Melhor Curta Metragem do 50° Festival de Cinema de Gramado vai para “Fantasma Neon”, de Leonardo Martinelli.

Melhor Longa-metragem Estrangeiro

9 (2021) – Divulgação

Considerando a originalidade no tratamento a partir de um tema popular e a sofisticada construção dos enquadramentos, o prêmio da crítica vai para “9”, de Martín Barrenechea e Nicolás Branca.

Melhor Longa-metragem Brasileiro

Noites Alienígenas (2022) – Divulgação

Pela riqueza e complexidade na forma de relacionar os mistérios da floresta e a desigualdade humana e social que corrompe a vida na cidade, mas principalmente pela força como irrompe na cena nacional, e numa data tão importante quanto o cinquentenário de Gramado, o prêmio da crítica de Melhor Longa-metragem Brasileiro vai para o acreano “Noites Alienígenas”, de Sérgio de Carvalho.

Júri da Crítica no 50º Festival de Gramado: Victor Hugo Furtado, Carlos Heli, Ivonete Pinto, Bárbara Demerov e Luiz Carlos Merten

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s