O Festival de Gramado realizou sua 50ª edição entre os dias 12 e 20 de agosto. O Júri da Crítica — formado por Bárbara Demerov, Carlos Heli, Ivonete Pinto, Luiz Carlos Merten e Victor Hugo Furtado — elegeu “Noites Alienígenas” (2022, Acre), de Sérgio de Carvalho, como o melhor filme de longa-metragem brasileiro do festival. Dos curtas-metragens nacionais, “Fantasma Neon” (2021, Rio de Janeiro), de Leonardo Martinelli, levou o prêmio. Já o melhor filme entre os longas estrangeiros foi “9” (2021, Uruguai-Argentina), de Martín Barrenechea e Nicolás Branca.
O Júri da Crítica no Festival de Gramado é organizado pela ACCIRS (Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul) em parceria com a Abraccine. Leia as justificativas do júri a seguir:
Melhor Curta-metragem Brasileiro

Pela atualidade e emergência do tema, e pela elaborada fusão de gêneros, o prêmio da crítica de Melhor Curta Metragem do 50° Festival de Cinema de Gramado vai para “Fantasma Neon”, de Leonardo Martinelli.
Melhor Longa-metragem Estrangeiro

Considerando a originalidade no tratamento a partir de um tema popular e a sofisticada construção dos enquadramentos, o prêmio da crítica vai para “9”, de Martín Barrenechea e Nicolás Branca.
Melhor Longa-metragem Brasileiro

Pela riqueza e complexidade na forma de relacionar os mistérios da floresta e a desigualdade humana e social que corrompe a vida na cidade, mas principalmente pela força como irrompe na cena nacional, e numa data tão importante quanto o cinquentenário de Gramado, o prêmio da crítica de Melhor Longa-metragem Brasileiro vai para o acreano “Noites Alienígenas”, de Sérgio de Carvalho.
