O Júri Abraccine no 56º Festival de Brasília foi composto pelos críticos Carissa Vieira (convidada), Felipe Moraes e Robledo Milani. O evento aconteceu de 9 a 16 de novembro de 2023, na capital federal.
O júri avaliou os filmes selecionados para a Mostra Competitiva Nacional. O prêmio de Melhor Longa-Metragem ficou com “Mais um Dia, Zona Norte”, de Allan Ribeiro (RJ), enquanto o prêmio de Melhor Curta foi para “Remendo“, de GG Fákọ̀làdé (ES).
Leia as justificativas do júri:
MELHOR LONGA

Por propor um tecido dramático através da interseção dos rumos e ritmos de quatro indivíduos aparentemente aleatórios, mas representativos da região por onde circulam, e a delicada sintonia que estabelecem não apenas entre eles, mas também com o espectador, através de um exercício elaborado de estrutura narrativa e empatia social, o Prêmio Abraccine de Melhor Longa-Metragem do 56º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro vai para “Mais um Dia, Zona Norte”, de Allan Ribeiro.
MELHOR CURTA

Por trazer uma narrativa desconstruída para tratar de temas diversos, sobretudo as lutas diárias pessoais, profissionais e sociais da vida cotidiana, e usar uma colagem visual certeira para dar leveza e vibração à busca do personagem Zé por liberdade e felicidade, o Prêmio Abraccine de Melhor Curta-Metragem do 56º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro vai para “Remendo”, de GG Fákọ̀làdé.