Prêmio Abraccine no 56º Festival de Brasília

O Júri Abraccine no 56º Festival de Brasília foi composto pelos críticos Carissa Vieira (convidada), Felipe Moraes e Robledo Milani. O evento aconteceu de 9 a 16 de novembro de 2023, na capital federal.

O júri avaliou os filmes selecionados para a Mostra Competitiva Nacional. O prêmio de Melhor Longa-Metragem ficou com “Mais um Dia, Zona Norte”, de Allan Ribeiro (RJ), enquanto o prêmio de Melhor Curta foi para “Remendo“, de GG Fákọ̀làdé (ES).

Leia as justificativas do júri:

MELHOR LONGA

“Mais um Dia, Zona Norte” – Foto: Guilherme Tostes

Por propor um tecido dramático através da interseção dos rumos e ritmos de quatro indivíduos aparentemente aleatórios, mas representativos da região por onde circulam, e a delicada sintonia que estabelecem não apenas entre eles, mas também com o espectador, através de um exercício elaborado de estrutura narrativa e empatia social, o Prêmio Abraccine de Melhor Longa-Metragem do 56º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro vai para “Mais um Dia, Zona Norte”, de Allan Ribeiro.

MELHOR CURTA

“Remendo” – Divulgação

Por trazer uma narrativa desconstruída para tratar de temas diversos, sobretudo as lutas diárias pessoais, profissionais e sociais da vida cotidiana, e usar uma colagem visual certeira para dar leveza e vibração à busca do personagem Zé por liberdade e felicidade, o Prêmio Abraccine de Melhor Curta-Metragem do 56º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro vai para “Remendo”, de GG Fákọ̀làdé.

Deixe um comentário