Prêmio Abraccine no Lumen Festival de Cinema Independente do Rio de Janeiro

O Júri Abraccine da primeira edição do Lumen Festival de Cinema Independente do Rio de Janeiro foi composto pelos críticos Marcelo Müller, Luiz Baez e pela crítica convidada Taiane Mendes. O festival aconteceu de 8 a 15 de novembro de 2025, no Rio de Janeiro e em Duque de Caxias (RJ).

O longa-metragem premiado pelo júri Abraccine foi “Cartografia das Ondas”, de Heloisa Machado, e o curta-metragem, foi “Roberto Baggio”, dirigido por Henrique Cartaxo.

Leia as justificativa do júri e saiba mais sobre os filmes:

MELHOR LONGA-METRAGEM: “Cartografia das Ondas

Cartografia das Ondas
Cartografia das Ondas| Divulgação

“Por assumir em suas linguagens o processo criativo e os impasses inerentes às diferentes formas de contar uma história, e por assim tensionar o lugar do fazer artístico na economia da vida cotidiana, o júri Abraccine concede o prêmio de melhor longa-metragem a Cartografia das Ondas“.

Sinopse do filme: Gledson é um servidor público solitário que deixou sua cidade natal com o sonho de ser ator no Rio de Janeiro. Atormentado por memórias imprecisas de seu passado, ele vê sua vida mudar quando começa a escrever um livro sobre Teresa, uma prostituta que atravessa a morte esperando um filho e chega a uma ilha fantástica. Quando uma amiga de Gledson resolve transformar seu livro em filme, realidade e ficção se misturam: enquanto Teresa precisa decidir o que fazer com o filho nascido na ilha e o escritor lida com o desafio de se tornar um criador, o filme se transforma quando a diretora se confronta com a experiência de sua própria maternidade.

MELHOR CURTA-METRAGEM: “Roberto Baggio

Roberto Baggio| Divulgação

“Por conciliar memórias pessoais com experiências coletivas mediadas pela televisão, a partir de um diálogo intergeracional possibilitado pela montagem, e por promover assim uma reflexão política sobre a identidade cultural brasileira, o júri Abraccine concede o prêmio de melhor curta-metragem a Roberto Baggio“.

Sinopse do filme: A lembrança da Vitória do Brasil na Copa de 94 serve de disparadora para uma antologia dos anos 1990, sua cultura e política, no contexto do fim da Guerra Fria. Nela, se recapturam imagens que foram veiculadas na televisão no período e que se tornaram parte da memória coletiva de toda uma geração.

Juri-1-Lumen
Júri Abraccine Lumen Festival: Luiz Baez, Taiani Mendes e Marcelo Müller

Deixe um comentário